7 de agosto de 2013

Cuidados básicos com a pele

Essa é uma pequena introdução para todas as dicas de maquiagem e máscaras para a pele. Não adianta nada querer se maquiar bem e fazer cremes malucos se você não cuidar da sua pele todo dia. Será que você faz todo o essencial?



Antes de mais nada, o seu estilo de vida e sua alimentação tem tudo a ver com o jeito que a sua pele é. Será que você segue o caminho certo?
- Você bebe, no mínimo, 8 copos de água todos os dias? Além de ser superimportante para o seu corpo, é mais ainda para manter uma boa aparência da pele. Você pode ser jovem agora e ter a pele tão oleosa que nem se preocupa com hidratação, mas, acredite, você também não quer uma pele seca - a não ser que você queira ser a primeira das suas amigas a ganhar rugas. Portanto, por mais que a sua pele não pareça precisar de hidratação, ela precisa, sim! Então cuide disso.
- Você se alimenta bem? Claro que ter uma alimentação balanceada ajuda bastante, mas tem alguns alimentos que ajudam especialmente a ter uma pele boa - e outros que fazem exatamente o contrário! Gorduras insaturadas - encontradas em amêndoas, castanhas, amendoim (sem ser o industrial), linhaça, gergelim e vários outros tipo de grãos ajudam o organismo na produção de colágeno, que deixa a sua pele firme, e, ao contrário das gorduras saturadas e trans (leite, chocolate, fast food - você já sabe!), não dá espinhas.
- Você limpa seu rosto diariamente com sabonete neutro e água fria? Esse é o cuidado mínimo necessário para não fazer da sua pele um depósito de sujeira. Lavar o rosto no banho não é uma boa ideia, porque, como a pele do rosto é mais sensível, ela não vai tolerar o mesmo sabonete que você usa no corpo. Além disso, o vapor da água quente abre seus poros, facilitando a entrada de cravos e sujeira!
- Você usa o mínimo possível de maquiagem diariamente? A maquiagem - principalmente base, corretivo e pó compacto - ajuda a tapar os poros. Você pode até pensar que isso é bom, porque dificulta a entrada de sujeira, mas a sua pele também precisa respirar para se manter saudável! Use esses produtos apenas quando for numa ocasião mais especial, nunca no dia-a-dia, a não ser que seja uma obrigação. E tire imediatamente depois! Nada de dormir com maquiagem, é pior ainda! Rímel, sombra e lápis podem causar danos aos seus olhos!
- Você passa protetor solar sempre que se expõe ao sol? Se expor ao sol aqui não é ir à praia, é simplesmente dar uma caminhada pela cidade, ir no carro num dia muito ensolarado, correr no parque, qualquer atividade que te exponha ao ar livre, mesmo que esteja nublado (os raios solares ultrapassam as nuvens). Além de evitar sardas e rugas precoces, você estará prevenindo possibilidades de adquirir câncer de pele futuramente.
- Você evita espremer suas espinhas? É uma das piores coisas que você pode fazer para a sua pele! Além de entrar sujeira das unhas, deixa marcas, cicatrizes e vermelhidão. O melhor a fazer é passar uma pomada ou deixar para a limpeza de pele, que você até pode improvisar em casa (se quiser, posso postar dicas aqui), mas não é a mesma coisa!

Mas, para um cuidado maior com a sua pele, apenas isso não é o necessário. É preciso um verdadeiro ritual para ter a pele lisinha! Veja aqui as principais coisas que você pode fazer - sem recorrer a limpeza de pele, peeling, tratamentos de spa e outras coisas inacessíveis para a nossa idade.



- Limpeza: O primeiro passo, antes de tudo! Deve ser feito diariamente, assim que você acordar ou antes de dormir (se você tiver a pele oleosa, é melhor lavar duas vezes por dia). Já citamos aqui passar sabonete neutro com água fria. Mas como saber qual o sabonete ideal para você? Normalmente, nas farmácias, já está indicado o tipo de pele no produto, mas, caso ficar em dúvida, siga as dicas:
   > Pele oleosa: prefira os sabonetes em gel ou em barra, nunca em creme!
   > Pele mista: use os mesmos produtos da pele oleosa, e, em áreas mais secas, você pode passar um pouco mais de hidratante, se preferir.
   > Pele normal: pode usar qualquer tipo de sabonete, mas tente evitar os que contém hidratante, pois podem tornar sua pele oleosa.
   > Pele seca: muito rara em pessoas abaixo de 25 anos, mas, se tiver, prefira os sabonetes em creme que contém hidratante.

- Esfoliação: Deve ser feita uma vez por semana (caso tenha a pele muito seca, uma vez por mês). O creme esfoliante consiste em um gel com pedrinhas, meio áspero, para tirar a camada de pele morta. Ajuda muito as peles oleosas. Normalmente é feito para todos os tipos de pele - vá testando e veja qual te dá resultados melhores. Pode ter resultados ainda melhores se você aplicar com uma luva especial para esfoliação - custa cerca de 5 reais, posso garantir que vale a pena.

- Máscaras: Existem milhares de finalidades e tipos diferentes de máscaras. O ideal é usá-las de 15 em 15 dias, senão a sua pele se "acostuma" com o efeito delas. Podem ser caseiras (aí você procura qual você acha melhor para o seu tipo de pele) ou você pode comprar algumas prontas em farmácias. Eu, por exemplo, uso uma de argila, para hidratar, e uma plástica, para fazer uma limpeza mais profunda.
O melhor jeito de passar a máscara é expor seu rosto ao vapor antes de usá-la, pois vai abrir seus poros, facilitando a absorção do creme. Mas, quando for retirar a máscara, use água fria.

- Tonificação: Deve ser feita diariamente, após a limpeza com sabonete. Consiste num líquido que se assemelha a água com álcool para retirar a camada de sujeira que sobrar após a limpeza. A melhor maneira de usá-lo é com um algodão.

- Hidratação: Deve ser feita diariamente, após a tonificação. Repõe a camada de gordura natural da pele, antes que as suas glândulas sebáceas façam isso em excesso - por isso, mesmo que você tenha a pele oleosa, é muito importante! Caso tenha algum problema com espinhas, procure hidratantes especializados para esse caso, com ingredientes específicos como ácido salicílico, mas não faça isso sem consultar um dermatologista antes, pois pode agredir muito a sua pele!
Aqui vão algumas dicas para hidratação:


  • Sempre lave as mãos antes de aplicar o hidratante
  • Use água quente e vapor para abrir os poros antes de passar. O melhor é passar depois do banho ou logo depois que limpar a pele
  • Espere de 5 a 10 minutos para aplicar a maquiagem depois de passar o hidratante
  • Não se esqueça de hidratar o tórax, pescoço e mãos, pois eles também se expõem muito ao sol
  • Perto dos olhos, aplique o hidratante com o dedo anular, pois ele é o mais fraco de todos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário